Buscar por:

Torne seus Diálogos Diários de Segurança (DDS) ainda mais impactantes: confira 3 temas essenciais

07/03/2024 - Segurança do Trabalho - por Innpro

O Diálogo Diário de Segurança (DDS) é mais do que uma simples reunião; é a oportunidade de transformar a cultura de segurança na sua empresa.

 

Ao dedicar um momento todos os dias para discutir, aprender e agir sobre aspectos cruciais de segurança, você não só protege seus colaboradores como também fortalece a base para um ambiente de trabalho mais seguro e saudável.

 

Aqui estão três temas que não podem faltar nas suas conversas de DDS, adaptados para dinamizar a interação e maximizar o impacto.

 

1. Priorizando a Saúde Mental no ambiente de trabalho

Discussões abertas sobre saúde mental durante o DDS podem ser um poderoso canal para quebrar estigmas e oferecer suporte. Identificar sinais de estresse, depressão e ansiedade e promover estratégias eficazes de enfrentamento são passos fundamentais. Ao criar um espaço seguro para conversas, sua empresa eleva a produtividade e cultiva um ambiente de apoio mútuo e compreensão.

 

2. A importância vital dos EPI's e EPC's

Equipamentos de Proteção Individual (EPI's) e Equipamentos de Proteção Coletiva (EPC's) são a linha de frente na defesa contra acidentes e lesões no trabalho. No entanto, seu uso correto e manutenção não devem ser dados como garantidos. Revisitar regularmente a seleção, uso e cuidados necessários desses equipamentos durante o DDS assegura não apenas a proteção individual e coletiva, mas também reforça a importância do comprometimento de todos com as normas de segurança. Uma abordagem colaborativa para o uso consciente desses equipamentos pode fazer toda a diferença.

 

3. Capacitação em primeiros socorros

Estar preparado para uma emergência pode salvar vidas! O treinamento em primeiros socorros, portanto, é indispensável e deve ser uma constante. Utilize o DDS para discutir procedimentos, compartilhar conhecimentos atualizados e reforçar a importância de uma resposta rápida e eficaz em situações críticas. Garantir que todos saibam como agir diante de um acidente não é apenas uma questão de cumprir regulamentações, mas um compromisso com o bem-estar de todos.

 

Conclusão

O DDS é uma ferramenta poderosa para promover a segurança, a saúde e a produtividade; use-o sabiamente para ser um agente de mudança positiva na sua empresa. Compartilhe seu conhecimento, inspire pelo exemplo e adote as melhores práticas discutidas. Juntos, podemos construir ambientes de trabalho mais seguros e acolhedores para todos.

Fique por dentro de todas as novidades sobre SST. Assine nossa newsletter!
Sobre o autor: Innpro A INNPRO vem ao longo dos seus mais de 14 anos de existência investindo em soluções em Equipamentos de Proteção Individual (EPI) para os mais vastos segmentos de mercado. A qualidade e a tecnologia aplicadas nos produtos, agregam valores que garantem a satisfação e a competividade dos nossos clientes e parceiros. Somos privilegiados por entender as suas necessidades, e estamos ansiosos para fornecê-lo com o que há de melhor. E é através destas que garantimos a qualidade e satisfação em todos os nossos produtos e serviços oferecidos a todos os nossos clientes e parceiros.
Publicidade:
×
E-mail:
Senha:
Manter-me conectado
Entrar
Esqueci Senha | Cadastre-se
×
Enviar Lista de EPIs por E-mail
Remetente:
E-mail Remetente:
Destinatário:
E-mail Destinatário:
Mensagem:
Enviar
×
Minha Lista de EPIs Nenhum Item
×

O que é CA?

O CA - Certificado de Aprovação - é um documento emitido pelo Ministério do Trabalho e Emprego que tem por finalidade avaliar e manter um padrão nos equipamento de proteção.

A NR6 - que regulariza os equipamentos de proteção individual - exige que todo equipamento de proteção individual, de fabricação nacional ou importado, só poderá ser posto à venda ou utilizado com a marcação do CA.

Para se obter um CA, o fabricante ou importador, deve enviar uma amostra do equipamento para um laboratório autorizado, o laboratório faz testes com esse equipamento e emite um laudo com as características do produto. Esse laudo é enviado ao MTE para emissão do CA que garantirá o padrão dos equipamentos que devem obedecer as especificações presentes no laudo.

Como funciona o Portal ConsultaCA.com? Assista nosso vídeo!